Benefícios


“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” – Hipócrates

Toda criança sabe que “comer frutas, verduras e legumes é importante para nossa saúde”. Isso nunca foi tão fácil, quando temos uma variedade enorme disponível de cogumelos saborosos para serem incluídos em nossas rotinas de alimentação.

Os cogumelos são considerados superfoods (superalimentos), ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Além de serem deliciosos e possuírem o umami em sua composição, são capazes de dar um verdadeiro boost em nosso sistema imunológico. Veja abaixo alguns motivos de porquê eles devem estar presente na sua alimentação:

Plant based

Considerados como uma das comidas de cultivo mais sustentável do planeta, os cogumelos são o alimento do futuro. São incríveis para quem procura substituir carnes em receitas, como em massas, lasanhas risotos, e até em pratos clássicos como estrogonofe, feijoada e escondidinho. Podem ser grelhados, assados, refogados, e até comidos crus.

Perda de peso

Os cogumelos apresentam baixo nível de calorias, como as folhas, e são ricos em fibras, que proporcionam a sensação de saciedade, e nos permitem comer menos. Além de não terem gordura alguma em sua composição, tem baixíssimo índice de sódio e de carboidratos. Possuem também em sua composição, três vitaminas do complexo B que auxiliam na perda de peso: riboflavina (vit B2), niacina (vit b3) e ácido pantotênico (vit B5). Elas trabalham quebrando moléculas de carboidrato em energia disponível para o corpo (glicose).

Vitamina D

Os cogumelos tem o potencial de produzir vitamina D, e são o único tipo de alimento vegetariano capaz de fazer isso. A vitamina ergosterol, presente no cogumelo, quando exposta a luz ultravioleta do sol, é convertida em vitamina D. Pesquisas indicam que expor seus cogumelos paris ou Portobello ao sol, por pelo menos 4 horas, faz com que convertam sozinhos dentro de si, o ergosterol em  vitamina D2.

Imunidade

Um sistema imunológico fortalecido, permite que o corpo mantenha distante de si as ameaças ao seu organismo. Os cogumelos são ricos em antioxidantes como o selênio e possuem fibras chamadas betaglucanos 1,3-1,6 , que melhoram nossa resistência contra infecções. Não é atoa que são considerados super alimentos: possuem muitos minerais essenciais, como fósforo, ferro, cobre e potássio (bom para recuperação muscular e auxilia com cólicas). Além disso, os cogumelos contêm muitas vitaminas, como as vitaminas B, C e D, que auxiliam na composição de uma pele saudável e na prevenção de doenças. *Referência: Lindequist, U., Niedermeyer, T.J. and Jülich, W.D. (2005). The pharmacological potential of mushrooms. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine 2

Umami e o controle do sal

Os cogumelos são um ingrediente chave em qualquer estratégia de nutrição, pois possuem o umami em sua composição. Por essência, esse elemento tem o potencial de realçar o sabor de outros alimentos, e por isso pode ser utilizado para reduzir o teor de sal nos alimentos, sem perder qualidade da experiência gastronômica
 

Que tal aproveitar para experimentar nossos cogumelos frescos? Faça um pedido avulso, ou participe do Clube Cogulovers e tenha sempre cogumelos em casa, sem se preocupar!

Pague com
Selos
  • Site Seguro

Fungo de Quintal - CNPJ: 28.411.558/0001-89 © Todos os direitos reservados. 2020